Wednesday, April 4, 2007

Crac#via

A cidade de Crac#via. Tem a maior praça medieval da Europa. Mas já estive noutras cidades da Pol#nia que afirmam ter a maior praça medieval da Europa! Enfim, a praça é grande e bonita. Se é a maior ou não, tenho as minhas dúvidas. Na minha opinião, apesar de ser contrária a alguns dos meus colegas, acho a cidade bastante simpática.


É bastante mais pequena que Lisboa. Quem mora no centro, como é o meu caso pode ir a pé a todo o lado. Para além de ser uma cidade bonita e caracteristica, uma vez que foi das poucas cidades polacas poupadas à destruição durante a II Grande Guerra, é uma cidade cheia de movimento e animação alimentada pelos muitos estudantes que cá vivem.

Esta fotografia em baixo é do Wawel. O castelo de Crac#via. Deste ângulo não parece bem um castelo, mas é a única fotografia que tenho do Wawel. O castelo é enorme, e claro, dizem os de cá que é o maior da Europa! Não foi com grande espanto que quando estive em Gdansk (no Norte da Polónia) havia lá um castelo bastante grande que me afirmaram ser o maior da Europa! Dizem também que dentro do castelo está uma pedra sagrada que protege qualquer cidade que a tenha de todas as desgraças. Conta a lenda que esta pedra existe em mais 6 cidades no mundo além de Crac#via, mas não me sabem dizer em quais. Mito ou não, não há registos de terramotos ou outra qualquer catástrofe em Crac#via, e a mesma quase que por milagre não foi minimamente afectada pela II Guerra Mundial.

Uma das coisas que me estava a custar mais seria a ausencia de praia. No entanto, descobri outra realidade. Os lagos! Temos 2 lagos. Um deles fica numa antiga pedreira. Apanharam um lençol de água enquanto furavam a pedra e encheu mais de 30 metros de água num instante tendo apanhado as máquinas e os trabalhadores que lá estavam na altura. As máquinas ainda estão no fundo do lago! O outro é mais longe, mas tem a vantagem de ter areia, bares, churrascos, portanto é mais confortável. Se bem que também normalmente está cheio de gente. Enquanto que o primeiro normalmente tem menos gente.

No inverno, temos as montanhas que ficam a cerca de 1h30 de caminho, 2 horas se houver transito. Aproveitei alguns fins-de-semana para me iniciar no ski:)


Meio de transporte: Ou a bicicleta quando ando no centro, ou o electrico que utilizo para ir trabalhar. O meu trabalho fica a cerca de 35 minutos de electrico da minha casa. No entanto tenho aproveitado esse tempo ou para ler ou para estudar polaco.

O eléctico por dentro

Enfim, é esta a cidade onde já vivi 8 meses da minha vida, e onde viverei os próximos tempos, sendo que para já não tenho qualquer previsão de datas para sair daqui.

2 comments:

Anonymous said...

O Fernas faz mesmo Sku quer dizer sky, é a puta da loucura!!!!!!!!
O ultimo a chegar lá a baixo é um ovo podre!

Temos de ir desbravar o Branco ai da Polska

Fern#o said...

É verdade:) Agora que já passei do sku ao ski, temos de combinar uma ida à neve no próximo inverno! Fiquei viciadissimo!!!