Friday, January 11, 2008

Fim de ano 31/12/2007!

Como o tempo passa rápido!
Daqui a 2 meses completo 2 anos na Ph#lip M#rris, e já estou há 1 ano e meio em Crac#via, com um intervalo de 3 meses na Lituânia!
Tanta coisa passou neste ano que o passei por completo no estrangeiro!
Foi um ano de experiencias novas, passando pelo ski, descida de rafting nos rápidos na Eslováquia, e visitas a países onde nunca tinha estado como a Lituânia e Estónia!
Quando o ano começou estava com planos de voltar para Portugal em Março, entretanto a vida deu umas voltas e acabei por decidir prolongar a minha estadia por aqui, se bem que por volta de Março comecei a procurar algumas oportunidades de emprego! Entre algumas entrevistas que fiz no careers in europe em Berlin, duas delas fui convidado para as fases seguintes (Procter and Gamble e Kraft), e pelo meio recebi um convite da Philip Morris para novo projecto de migração na Lituânia numa cidade ao pé da praia chamada Klaipeda (confesso que nunca tinha ouvido falar desta cidade até à altura)! Imediatamente a parte mais criativa do grupo fez correr a noticia que eu iria passar o Verão em Ka-peida! Acabei por aceitar o desafio da Ph#lip M#rris, e em Junho estava a caminho da Lituânia!
3 meses a viver num hotel com tudo à minha disposição a 5 minutos da praia! Klaipeda tem 150.000 habitantes e é a terceira maior cidade da Lituânia.
Aproveitei nestes 3 meses para visitar uma área da Europa onde ainda nunca tinha estado, passando por Kaunas, Vilnius, Palanga, Nida, já mais a Norte na Estónia fui a Tallin, e o que me falhou nestes 3 meses foi uma passagem por Riga na Letónia... Ficará para uma próxima vez!
Apesar de ser um país muito a norte ainda apanhei uns bons dias de praia, e na cidade, o el-calor, uma discoteca de música latina foi o meu sitio de eleição durante o fim-de-semana!
No Verão ainda passei dois excelentes períodos de férias em Portugal. No primeiro em Agosto recebi a visita da Karolina, Kasia Szymaszek e Kasia Kosterna que estavam num projecto igual ao meu, mas em Madrid. No segundo em Setembro, fui para o casamento do meu grande amigo Miguel Palha com a Pureza!
De Setembro a Dezembro estive de volta a esta cidade louca de Cracóvia, que tem sido a minha residencia desde Junho de 2006, como não podia deixar de ser com muita festa e boa disposição à mistura!
Já que estou a passar em revista os principais acontecimentos deste ano não posso deixar de fazer referencia ao casamento do meu melhor amigo, o João Vilar Gomes, dia 1 de Dezembro, no qual fui com orgulho convidado para padrinho de casamento:)
Enfim, um ano que passou um pouco a correr com tanta experiencia nova, e que acabou com uma festa de arromba em minha casa! Quando voltei de Portugal no dia 2 de Dezembro depois do casamento recebi a notícia do Wytze, um amigo holandes que aqui trabalha que ele e o António tinham decidido fazer a festa de fim de ano em minha casa! Achei boa ideia e organizei uma festa onde estiveram cerca de 35 pessoas, inclusivamente com 3 pessoas que vieram de Varsóvia de propósito para a festa! Muito bom ambiente, dança, copos, festejamos 3 passagens de ano para celebrar a passagem da meia noite em todos os países dos quais eu tinha convidados cá em casa! Primeiro na Ucrânia, Russia e Lituânia, depois na Polónia e Holanda, e por fim em Portugal:)
De referir ainda que a meio da festa tocam à porta e eram as minhas colegas Russas e Ucrânianas que tinham acabado de chegar. Abro a porta lá em baixo e fico à espera que elas subam até ao meu apartamento no 2º andar. Qual não é o meu espanto que em vez das minhas amigas me aparecem 3 espécimes todos vestidos de preto, com barba e cabelo comprido e péssimo aspecto. Atrás deles, lá vinham elas a subir as escadas a dizer lá do fundo: "Fernão, não te preocupes que eles não estão conosco! Só que entraram ao mesmo tempo que nós e não os conseguimos impedir!" Quando chegam todos à minha porta, as 3 personagens estranhas ainda se preparavam mesmo para entrar em casa, e ainda se mostraram surpreendidos porque eu não os deixei entrar! LOL
No fim, tinha a casa imunda, mas muita gente se ofereceu para me ajudar a arrumar e limpar a casa!










2 comments:

Anonymous said...

Grande,

Que Grande Festarao!!!
Parabens!!!

Bom Ano,
Renato.

Anonymous said...

Esqueci-me de dizer...

Foi um ano em cheio. O que conta nao sao os anos na vida, mas sim a vida que se tem nos anos!

As aventuras nao param por aqui, ate porque 2008 ja comecou a bombar.

Grandes tempos os que a malta passou ai!

Grande Abraco,
Renato.