Comigo levava 2 Kgs de bacalhau, vinho tinto português e vinho do Porto. Apesar do bacalhau ir embrulhado e dentro de um saco, ficou logo um cheirinho no compartimento onde fui que pôs logo os passageiros que lá vinham bem dispostos durante as 3 horas que separam Crac#via de Vars#via! Enfim, sinti-me nesse momento verdadeiramente emigrante:)
A familia recebeu-me muito bem, e apesar de estar longe da familia senti-me muito bem no meio dos Polacos:) Toda a familia directa dele (Pai, Mãe e irmã) falam português e a comunicação com avós, tios e primos foi feita em francês ou inglês.
Os dias de Natal foram muito bem passados, e com os costumes polacos e português misturados. No dia 24 é costume na Pol#nia só se comer peixe, mas o peixinho além de carpa e sola (tipicos na Pol#nia) também tivemos bacalhau. Na parte da doçaria não faltou bolo-rei, fatias douradas e sonhos! No dia 25 e 26 o peixe foi substituido pela carne na ementa. O que se manteve em todas as refeições como não podia deixar de ser na Pol#nia foi a vodka em quantidade acompanhada de muito boa disposição e cantigas tradicionais pol#cas!
A casinha onde passei o Natal:
Lá foram estavam -9, e dentro do carro antes de ligar o aquecimento 1º!
Nunca tinha visto o rio começar a congelar, mas como dizem os polacos, -9 não é nada e em invernos mesmo frios o rio congela completamente
Eu, e os pais do Carlos
Eu e o Carlos
A irmã e o avô
A mesa dos adultos,
Tanto tempo que demorou para em minha casa eu ser promovido à mesa dos adultos, para chegar à Pol#nia e voltar à mesa das crianças!
O péssimo costume da Pol#nia em que quando o homem mais velho da casa se levanta e diz "Nazdrowie" (Saúde), todos têm de beber um shot de vodka. O pequeno problema que geralmente o senhor lembra-se de repetir o "Nazdrowie" de 10 em 10 minutos!
No comments:
Post a Comment