Tuesday, February 26, 2008

Aquecimento Global. Mito ou realidade?

É incrível como as opiniões se dividem neste assunto! Uns preocupam-se bastante. Outros afirmam que passamos por ciclos de aquecimento e arrefecimento, de cheias e de secas e que o que passamos é apenas um ciclo normal como todos os outros. No entanto a maior parte apesar de acreditar que o aquecimento global é uma realidade vive indiferente a isso sem se preocupar muito.
Em relação ao polo norte que está realmente a descongelar, ouvi no outro dia uma noticia que afirmava que a camada de gelo no polo sul está a crescer!
Em todo o caso, uma coisa é verdade. O clima está no mínimo inconstante e estranho! Em Lisboa nevou nos últimos 2 invernos. Na Pol#nia, já é o segundo inverno que cá passo praticamente sem neve!
Todos os polacos me afirmam que era impensável haver um inverno onde a neve não se mantivesse constantemente em Crac#via pelo menos durante 2 ou 3 meses seguidos! A verdade é que é o segundo inverno que cá estou em que apanho 2 ou 3 semanas em que neva bastante, mas depois derrete tudo num instante e passamos o resto do inverno sem ver neve. Até nas montanhas salvo algumas excepções é com neve artificial que se faz ski!
Imagens como estas que vos mostro agora, e que tornam esta cidade simplesmente linda (pelo menos para quem não está habituado a ver neve como eu), são cada vez mais raras. Este ano as ultimas imagens que tenho assim são do inicio de Dezembro.

Vista do meu quarto,


Uma das ruas principais de Cracóvia


Andar de carro nestes dias pode-se tornar chato não só para reconhecer o carro quando todos eles são um bloco de gelo branco,


Como para limpar a neve dos vidros antes de poder arrancar!


O caminho para a empresa,


A Ph#lip M#rris por fora,


E já que levei a máquina para a empresa não resisti em tirar uma fotografia ao pé do formula 1 que está à entrada da empresa!


Ainda nevou um pouco na passagem do ano, e depois nada...
Ciclo normal ou não penso que nunca é demais fazermos os possíveis por preservar e poupar o nosso planeta. Pelo menos enquanto ainda não temos tecnologia para ir para outro ;p

1 comment:

PM Misha said...

tem paciência mas eu preciso tanto da neve como preciso dum torcicolo.

que bom que tem sido para mim este primeiro inverno polaco!