Monday, July 16, 2007

Isto só Pol#nia!

Ao fim de um ano na Pol#nia começo a já não contar pelos dedos das mãos a quantidade de situações hilariantes pelas quais já passei, ou vi acontecerem neste país!



1 - Cantina da Ph#lip M#rris: Existe um preço fixo para a sopa, o prato principal, salada, bebida, etc. O prato principal é servido numa quantidade tal que nem dá para sujar o meio do prato. Se pedirmos à senhora para pôr mais um bocadinho de carne, ou mais uma colher de arroz que seja, temos de pagar a dobrar. Mas a dobrar tudo! Ou seja, por mais uma colher de arroz, tenho de pagar a dobrar a sopa, a bebida, a salada e a sobremesa!



2 - Ainda a Cantina da Ph#lip M#rris: Apesar de tudo existem algumas senhoras da cantina muito simpáticas que nos servem bem e não nos fazem pagar mais por isso. Existe no entanto uma, que não sei porquê criou um ódio de estimação em relação à minha pessoa, e sempre que me calha essa senhora na rifa, se eu lhe pedir para servir mais um bife por exemplo, ela escolhe o bife o mais pequeno que encontra e vai a correr até à senhora da caixa apontar para mim e dizer: "Aquele tem de pagar 2 porções hoje!"



3 - Cartões de Telemovel: Existem 3 operadores de rede de telemovel na Pol#nia (A Era, a Orange e a Plus). Comecei por experimentar a Era, mas reparei que as minhas mensagens SMS nunca chegavam aos números de Vodafone em Portugal. Chegavam a todos os outros mesmo TMN e Optimus, mas não aos da Vodafone que por acaso até são a maior parte dos meus contactos. Mas no entanto, apesar da mensagem não chegar, nunca se esqueciam de cobrá-la. Número de apoio ao cliente aqui é mentira. Limitaram-se a dizer-me para tentar mais tarde e nem falaram em devolver-me as mensagens que já tinha sido cobradas e não tinham chegado. Decidi então tentar ir a lojas da Era. Chegava e explicava a minha situação. Diziam prontamente que provavelmente eu tinha-me esquecido de marcar o indicativo (como se eu fosse estúpido)! Dizia-lhes que não me tinha esquecido de marcar o indicativo e até lhes exemplicava e mandava à frente deles uma mensagem do meu número polaco para o meu da vodafone português, marcando o indicativo à frente deles, que mais uma vez era cobrada mas não chegava ao destino. Ele dizia-me para esperar um pouco que ia chamar um colega que estava na outra sala e percebia mais do assunto. Espero quase 15 minutos por ele e qual não o meu espanto quando chega ele chega diz-me: "Provavelmente o senhor esqueceu-se de marcar o indicativo de Portugal". Noutra loja, explico o problema e a resposta pronta sem sequer tentar encontrar uma solução foi: "Não há nada que eu possa fazer em relação a isso!" Como já estava farto disse-lhe que já tinha ido a outras lojas, já tinha falado para o apoio ao cliente e que se não me resolviam o problema rapidamente mudava para a Orange. Resposta pronta: "Pode mudar para a Orange. Não há problema nenhum".

Hoje em dia tenho Orange como é obvio e pelo menos não tenho problemas a mandar SMS para nenhuma rede.



4 - Episódio passado com o Renato quando tentava comprar um telemovel. Chega à loja 10 minutos antes do horário de fecho deles e já estavam os empregados a arrumar tudo. Ele pergunta se pode comprar um telemovel e a resposta foi que só faltam 10 minutos para eles fecharem, portanto o ideal seria ele voltar no dia seguinte!



5 - Telepizza: Um dia, fomos todos jantar a casa do Rui e encomendamos pizzas da telepizza que nos informaram que chegariam em 30 minutos. Passada 1 hora nada e voltamos a ligar ao que nos informaram que houve um problema e que em 30 minutos lá estariam as pizzas sem falta. Passados mais 45 minutos nada e voltamos a ligar ao que nos dizem que a casa do Rui afinal estava já fora da área do centro de Cracóvia e que aquela loja só serve no centro e como tal não poderiam entregar as pizzas. Foi este um dos momentos em que perdi a paciencia e pensei assim para mim: Pelo menos estes vão pagar pelo que fizeram e pelos outros! Perguntei-lhes simpáticamente se me podiam dar o número da Telepizza que servia pizzas na zona onde estavamos. Deram-me o outro número, para o qual ligamos e encomendamos as nossas pizzas que desta vez chegaram a tempo. Depois então de termos jantado, ligo de outro número para o primeiro contacto que nos tinha feito a gracinha de estar 2 horas à espera antes de nos informarem que afinal não serviam aquela zona. Muito simpáticamente pergunto se servem na zona da Bonerowska (Uma rua no centro) e encomendo 4 pizzas familiares e 4 coca-colas grandes para um apartamento que eu sei que estava na altura vazio!



6 - Novamente entrega de Pizzas ao Domicilio: Desta vez não com a Telepizza mas com a Pizzaria Dominium que também faz entregas em casa. Durante os primeiros 7 meses em Cracóvia vivi na rua de Grabowskiego e depois mudei de casa no ínicio do ano. Convidei uns amigos para ver o Portugal-Bélgica e decidi encomendar umas pizzas da Dominium. Como já tinham o meu número na lista dizem-me logo: "É para Grabowskiego, não é" Eu explico então que já não moro em Grabowskiego e para entregarem por favor as pizzas na Jaggiellonska. Passado mais de 1 hora nada pizzas e ligo novamente. Como se já não tivesse à espera perguntam-me: "As pizzas eram para entregar em Grabowskiego, não eram?" Explico novamente que não, e peço para avisarem o estafeta para ele entregar as 2 pizzas na Jaggiellonska. Os idiotas finalmente perceberam onde deviam entregar as pizzas, mas contaram a minha segunda chamada como um segundo pedido e passada meia hora chegam-me 2 estafetas a casa cada um com 2 pizzas e um deles já com as pizzas frias porque já andava há mais de 1 hora à minha procura em Grabowskiego! Claro que fiz questão de lhes pagar apenas 2 pizzas e ficar com as que tinham sido feitas depois!


7 - Um dia a passar num centro comercial vi uns calções numa montra que achei giros e quis comprar. Entrei na loja e como era bastante grande, disse a uma empregada que queria comprar aqueles calções da montra e perguntei onde os podia encontrar na loja. Resposta: "Não pode comprar directamente da montra. Tem de os encontrar na loja". Ao que respondi: "Sei que não posso comprar directamente da montra, mas como já os tentei procurar e não os encontro, gostaria que me indicasse por favor onde estão". Ao que ela me diz: "Agora estou ocupada, tente procurar melhor ou pedir a outro empregado". E continuou super ocupada a dobrar 3 ou 4 peças de roupa que ali estavam e que tinham de ser urgentemente dobradas naquela altura!


Enfim, estes são alguns dos muitos episódios que foram ocorrendo e que mais me marcaram! A Pol#nia é sem dúvida um país muito interessante em muitos aspectos, mas deixa muito a desejar no atendimento ao cliente...

2 comments:

Ana / Paula said...

Para juntar à tua lista: na primeira, última e única vez que decidi cortar o cabelo cá, cheguei ao cabeleireiro, em plena praça central por volta das 7pm. Na porta uma placa com o horário de funcionamento: 10am - 8pm.
Quando disse à empregada - que já estava toda contente a varrer os restos da cabeleira da última cliente - que queria cortar o cabelo, olhou para mim com um ar muito espantado e disse: Now???!!!?? :))))

Anonymous said...

Grande Nando,

Ja para nao falar daquela conta a meio do almoco, dos gajos do satelite, da senhoria, e por ai fora...senao excedias logo a capacidade do teu blog! Da que pensar como seria o atendimento se aquelas empegadas cheias de saude tivessem formacao de servico ao cliente.

Grande Abraco,

Renato