Saturday, July 14, 2007

Páscoa na Pol#nia!

Há sempre uma primeira vez para tudo, e como tal, chegou a minha primeira Páscoa sem a minha família. Dos 10 que cá estamos só a Ana foi passar a Páscoa a Portugal. Todos os outros, quando vimos o preço dos voos que estava ao dobro do normal, acabamos por optar ficar pela Pol#nia e juntar a comunidade emigra tuga!
Acabamos por combinar todos um almoço juntos. Aqui na Polónia, na altura da Páscoa as lojas, supermercados, restaurantes, fecham todos durante 3 dias (de Sábado a 2a-feira). Não há mesmo nada aberto portanto quem não tiver comida para os 3 dias comprada até 6a-feira, não terá outra hipótese se não passar fome ou ir a casa de outra pessoa. O João ofereceu-se para fazer um cozido à portuguesa, e ficou em mim então a responsabilidade de ir comprar carne e outras coisas para o nosso almoço de Páscoa na 6a-feira. Tinha na altura também o Manuel, um amigo meu que veio cá passar o fim-de-semana em casa, e a Victorya Shevchenko, uma ucraniana que ia mudar de casa, mas que entre o fim de um contracto e o começo do outro ficou 5 dias sem casa, e ficou por lá nesses 5 dias. Como tal, compramos bastante comida, tendo em conta que precisavamos de comida para os 3 para 3 dias, mais 2 kgs de carne para o almoço de Domingo. Quando passamos as coisas pela caixa para pagar e estavamos a pôr tudo nos sacos, ficou um último saco para trás que eu perguntei ao Manuel se era nosso e quando ia a pegar nele, uma senhora de ar respeitavel que estava atrás de nós diz que é dela e pega no saco. Como é óbvio não fui desconfiar da senhora, uma vez que ela o fez com tanta certeza e convicção. Chegamos a casa e não demos por falta de nada, porque tinhamos realmente comprado muita coisa.
Quando chegou ao Domingo, já com as pessoas lá em casa, eu vou à procura dos 2 kgs de carne, que já tinham ido no saco da respeitavel vac... hum, senhora!
Pronto, lá ficaram 9 pessoas a olhar para mim ainda na dúvida se não tinha sido eu a comer a carne nesses 2 dias, e eu a pensar na senhora a refastelar-se com a minha carne durante aquele mesmo almoço de Páscoa...
Acabamos por não fazer o cozido, e comemos 10 pessoas um arroz branco com 3 bifes de frango (a única coisa que lá tinha em casa) separados em pedaços pequenos no meio do arroz, mais uma sopa ucraniana feita pela Victorya que acabou por salvar mais ou menos o almoço! Passados 3 meses, ainda oiço bocas dos 2 kgs de carne!!!

No comments: