Tuesday, March 25, 2008

Páscoa na Polónia

Passaram 2 anos e 25 dias que pela primeira vez pus os meus pés na Polónia. Neste 2 anos muita coisa se passou (boas e más), muita festa se fez, muitos conhecimentos se travaram, muito se viveu e aprendeu!
Durante estes 2 anos, como é costume meu, tento aproveitar ao máximo o que a cultura de cada lugar que visito tem para mostrar e para ensinar. Tento sempre cumprir todas as tradições, e realizar realmente como tantos pormenores podem ser tão diferentes e ao mesmo tempo outros tão iguais do sitio distante de onde venho, e deste modo poder realmente dizer eu estive na Polónia e conheci realmente o estilo de vida polaco.
Ora nestes dois anos, já passei um Natal na Polónia, já marquei presença em 2 casamentos polacos (festa que recomendo vivamente) e nesta altura em que faltam 2 semanas e meia para voltar em definitivo a Portugal e que sinto realmente o fechar do ciclo a aproximar-se rapidamente, nada melhor do que fechar o ciclo também conhecendo um pouco da tradição polaca noutra data tão importante como é a Páscoa!
A nossa colega Magda, muito simpática convidou o enclave português a passar a Páscoa com a familia dela em Zebrzydowice onde moram os avós. E lá fomos nós.
No Sábado de manhã temos de estar em jejum até à hora do almoço. São preparados uns cestos com alguma comida (ovo, fiambre, chouriço, sal, pão, salsicha) que deverão ser levados para a igreja para serem abençoados.
Coube-me a mim e ao Gonçalo a honra de levar os ditos cestinhos até à igreja.

Depois da breve cerimónia (15 minutos) em que a comida é abençoada, as pessoas comem logo parte do que está no cesto à saida da igreja e vêm para casa então para o rico almoço de Páscoa. E rico é mesmo a palavra apropriada! Muita quantidade e qualidade de comida! Nós como não podia deixar de ser trouxemos umas garrafas de vinho tinto português, uma de vinho do Porto e o Tiagowski e o Gonçalo ainda prepararam um arroz doce para oferecer à familia que tem bem nos recebeu!

Depois do almoço aproveitamos a tarde para visitar um pouco da zona à volta, passando por Cieszyn (cidade que fica metade do lado polaco e cruzando o rio tem a outra metade do lado checo).
Entre paisagens bonitas que vimos, passamos por uma das imagens que está presente nas notas de 20 Zlotys.




E não posso deixar de assinalar que mais uma vez o grande Glorioso não passa despercebido por mais longiquo que seja o sitio onde vou! :)

No Sábado à noite viemos para Katowice (casa dos pais da Magda) onde tivemos um alegre convivio com a indispensavel Vodka que está sempre presente em qualquer festa polaca!
No Domingo, fui o primeiro dos portugueses a acordar (coisa rara), mas mesmo assim todos os polacos já estavam acordados com banho tomado e vestidos nessa altura! A inevitavel diferença cultural a marcar mais uma vez presença :)
Tivemos a missa de Páscoa, voltamos a casa dos avós para mais um excelente almoço e convivio com a indispensavel fotografia de grupo para relembrar a Páscoa que passamos na Polónia e para esta familia relembrar também o grupo português que veio um ano fazê-los passar uma Páscoa diferente das outras!

Antes de voltar a Cracóvia, a Magda ainda nos levou a beber uma cerveja quente feita com especiarias (tipica da zona) num restaurante também tipico que se chama "Chata".
Mas em polaco o "Ch" lê-se "R", portanto chama-se Chata e lê-se Rata... Enfim, a cerveja era boa;)

Ás vezes também penso (e muita gente me pergunta) se não é dificil passar o Natal e a Páscoa longe da minha familia. Claro que é e que se já no dia a dia sinto saudades, nestas datas importantes ainda mais. Mas ao mesmo tempo, penso que é enriquecedor. Obviamente que não quero fazer disto a regra da minha vida daqui para a frente. Considero sem duvida que a Páscoa e o Natal são datas muito importantes para se serem passadas em familia. No entanto, considero também que uma vez não são vezes e ninguém vai morrer por uma vez passar estas datas longe da familia! A minha vida de emigras está a acabar. No entanto tudo o que construi durantes estes 2 anos aqui não vai acabar. Vou sem duvida levar um pedacinho pequenino da Polónia para Portugal dentro de mim, e já que gostei tanto de estar aqui nestes 2 anos, não me arrependo nada de ter passado também por aqui o Natal e a Páscoa!

3 comments:

Anonymous said...

Sim sem dúvida que é sempre diferente passar estas épocas num país estrangeiro. Mas como disseste(e bem) bastante enriquecedor. Sou estudante de Erasmus em Katowice e também passei a Páscoa em casa de polacos. E
mesmo nessas duas casas consegui ver algumas pequenas diferenças de tradições. ;)bastante bom..e divertido. Principalmente a segunda feira molhada como eles lhe chamam, em que todos os homens molham e perfumam as mulheres. É um correrio.eheheh..tive k fugir algumas vezes**Continuação..Mafalda

Fern#o said...

É verdade. Esqueci-me de incluir no meu post o Smingus Dingus. 2a-feira a seguir à Páscoa em que é permitido molhar as pessoas que passam na rua. No entanto na 2a-feira já estava em Cracóvia e não vi praticamente ninguém a molhar ninguém. Apenas uns miudos que brincavam no jardim em frente a minha casa...
Espero que estejas a gostar tanto da Polónia como eu! Pouco conheço de Katowice mas disseram-me que apesar de não ser das cidades mais bonitas da Polónia tem muita festa:)

Anonymous said...

Acompanho os blogs dos compatriotas na Polónia pois também cá estou embora por diferentes razões. Não tenho blog porque os que existem são bastante interessantes e nao iria acrescentar nada de especial ao que muitos de vocês escrevem. Estou a viver precisamente a 15 minutos de Ciesczyn (não sei se é assim que se escreve). E pelas fotos que estão no blog esses locais onde estiveram já tive oportunidade de lá passar. Dá um abraço a Portugal quando fores para lá e boa viagem.