Sunday, April 6, 2008

It's the final countdown - Farewell Krakow...

É difícil expressar em palavras o conjunto de sentimentos que tenho nesta altura... Há 2 anos e 1 mês saí de casa para abraçar um projecto internacional e ingressar naquela que foi até agora a minha maior aventura! Vivida em Crac#via mas passando por sítios como Tallin, Vilnius, Klaipeda (onde também vivi durante 3 meses), Nida, Kaunas, Palanga, Sopot, Gdansk, Varsóvia, Zakopane, Kielce, Katowice, Krinica, Zbryzedowice, Cieszyn, Berlin, Praga e Chopok!
Estes dois anos foram intensos a todos os níveis! Conheci tanta gente, aprendi tanto a nível pessoal e profissional, fiz amigos que sei que vão ficar marcados na minha vida daqui para a frente, e agora, passados 2 anos, 1 mês e 6 dias, restam-me apenas mais 3 dias para o regresso à base em S#ntra!
Vou sentir falta de Crac#via, falta de todos os bons amigos que aqui fiz, falta dos fins-de-semana alucinantes com festa e bom ambiente sempre presentes, falta dos fins-de-semana no ski... Parto no entanto feliz com a sensação de que aproveitei bem o tempo que aqui passei! Com a certeza de que levo um pequeno pedaço de Cracóvia dentro de mim para Portugal! E também com vontade de regressar para o meu cantinho à beira-mar plantado, ao pé da Praia Grande, e ao pé de da minha família e de tantos amigos que também deixei em Portugal! Por falar em praia! Foi uma das coisas que realmente me fez saudades no tempo que passei em Crac#via! Praia, sol e calor! Hoje, 6 de Abril foi o primeiro dia dos últimos 6 meses que saí à rua sem casaco, luvas e cachecol! Ainda há 3 semanas estava a nevar!!!
6a-feira passada, recebi no meu apartamento cerca de 40 pessoas para a minha festa de despedida que foi feita em conjunto com a Aninha e a Elena. A Ana já partiu hoje para Lausanne, e na 4a-feira eu vou para Lisboa e a Elena para Moscovo!
(Elena, eu e Ana)

Posso dizer que foi uma festa espectacular, diferente das outras por ser de despedida, mas onde me diverti mesmo muito! Praticamente todas as pessoas que eu fazia mesmo questão que estivessem, estiveram! Deixaram-me algumas boas recordações para eu levar para Portugal, como este livro sobre as lendas de Cracóvia,

o cachecol da Polónia,

este postal gigante com dedicatórias individuais,


e a camisola oficial que a Polónia vai usar no próximo europeu com o meu nome atrás e código interno da Philip Morris Estónia (1110) que é a filial com que trabalho desde Junho de 2007!




O Tiagowski cumpriu uma velha promessa de me trazer uma cerveja de um litro e 10% de álcool a qual eu tive de beber até ao fim na festa :)


Durante toda a noite senti que as pessoas gostaram da minha presença aqui durante estes 2 anos e que têm pena que me vá embora e isso deixou-me sem dúvida feliz!
Achei que mesmo que para uma festa de despedida não podia ter sido melhor!































Para alguns a festa acabou mais cedo;p

Por volta da meia noite, o Gonçalo diz-me: "Fern#o, convidaste a Policia também? Estão aí à porta!" Nunca em 2 anos e tantas festas que fiz tive uma queixa dos vizinhos e logo na festa de despedida houve um vizinho que nem sequer tentou falar connosco primeiro e pedir para pôr a música mais baixo. Chamou a polícia e fez questão de fazer saber que queria fazer queixa e levar o caso até tribunal!!
Como os 2 polícias não falavam inglês, fiz a conversa com eles à porta de casa com a Adriana que ajudou como interprete, enquanto os outros esperavam dentro de casa pelo resultado.
A conversa com a polícia durou cerca de 20 minutos onde eles até explicaram que a queixa já tá feita, e como o caso provavelmente já vai para tribunal independentemente do que acontecer nós até podíamos continuar a festa se quiséssemos desde que baixássemos um pouco o volume da música!! Tiveram de me tirar apenas o número do BI, e entretanto enquanto ainda estávamos a falar com a Polícia, o ROI decide sair de casa com o meu machado de guerra em punho só para ver a reação da polícia! Nesta altura pensei que seria o fim da picada, mas eles eram bastante simpáticos e até acharam graça. Foi pena não haver fotografias da cena porque foi realmente cómica e no fim correu tudo bem, a festa continuou e segundo a própria polícia não vai haver qualquer consequência grave. No máximo serei forçado a pagar uma multa que terá um valor máximo de 200 PLN...
Enfim, daqui a 3 dias mudo por completo a minha vida. Apenas mais uma vez! A todas as pessoas fantásticas que conheci e fizeram parte da minha vida em Crac#via, queria deixar um sincero obrigado pelos momentos divertidos, por tudo o que me ensinaram, por todas as situações em que me apoiaram quando precisei e estiveram presentes quando senti falta! De certeza que do outro lado da Europa nunca vou esquecer os momentos loucos de Crac#via!

4 comments:

Anonymous said...

Vais mas é preso, pá!!!

PM Misha said...

bolas, lá se vai a jola prometida no frantic...

João R said...

Todas estas mensagens de despedida que vou lendo nos vossos blogs me fazem andar atrás no tempo... Foi, realmente, marcante em todos nós esta experiência na Polónia. Grande abraço.
PS - Cá te espero para umas noitadas em Lisboa!!

RCBarros said...

Grande festa!
Pena ser de despedida, mas cá estarei para bebermos um copo quando vieres de visita.
Um abraco e boa sorte na nova aventura...